Pular para o conteúdo

Coleção Educiber:
Educação e inteligência Artificial – Travessias

Livro Digital


Acesso Aberto

Sobre:

Esta produção está dividida em dois temas centrais o Tema 1 – Inteligência Artificial em diálogos interdisciplinares, nesta parte constam textos sobre IA estudada em contextos diversos. E o Tema 2 – A Inteligência Artificial no contexto da Educação, em que é possível encontrar os estudos sobre a IA voltado para Educação e seus desdobramentos.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS


Organizadores:
Cristiane Porto, Alana Danielly Vasconcelos, Ronaldo Linhares
Formatos:  PDF
Área:  Educação
Edição: 1
Volume: 6
Idioma: Português/Espanhol
ISBN: 978-65-88303-32-0
Páginas: 308
Ano: 2024


Cristiane Porto

Pesquisadora de Bolsa Produtividade Nível 2 do CNPq. Doutora Multidisciplinar em Cultura e Sociedade UFBA. Mestrado em Letras e
Linguística – UFBA. Pós-doutorado em Educação Proped/UERJ 2017 e pelo PPGE/UFBA 2022-2023. Pesquisadora do Instituto de Tecnologia e Pesquisa-SE. É Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes- UNIT. Diretora da Editora Universitária Tiradentes – EDUNIT. Integrante do Comitê de Assessoramento de Divulgação Científica junto ao CNPq (2018-2021). Coordenou o Comitê de Assessoramento de Divulgação Científica (2020-2021). Membro Titular da Câmara Básica de Assessoramento de Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes da FAPITEC/SE (2021-2023). Líder do Grupo de pesquisa: Educação, Tecnologia da Informação e Cibercultura (GETIC/UNIT/CNPq), Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Educação, Redes Sociotécnicas e Culturas digitais (UFBA/CNPq).

Alana Danielly Vasconcelos

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (PPGED/UFS). Mestra em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA/UFS). Licenciada em Pedagogia (UFS). Pesquisadora vinculada ao Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Tecnologia (NUCA/UFS/CNPq). Professora adjunta na Universidade Tiradentes (UNIT), nos cursos de Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPED).

Alana Danielly Vasconcelos

Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da UNIT. Professor Titular nível II do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes. Professor da Rede Pública Estadual de Ensino de Sergipe. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (1996), doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2003) e Pós-Graduação pela Universidade de Aveiro/Portugal. Membro Consultivo da ABT e ABPEducom. Coordenador do Centro de Criatividade, Inovação Tecnologia na Educação Básica. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Comunicação e Sociedade (GECES/CNPq/UNIT). Áreas de interesse: Educação e comunicação; Educação e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação: Ensino à distância; Formação de professores para TDIC, Competências Digitais para professores e alunos, literacia informacional e multimédia.

SUMÁRIO


  • APRESENTAÇÃO
  • TEMA 1 – INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL EM DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES
  • ENTRE PESSOAS E MÁQUINAS: É POSSÍVEL COMPREENDER A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL COMO EXPANSÃO DA COGNIÇÃO HUMANA?
  • INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA E REDAÇÃO CIENTÍFICA: NOTAS REFLEXIVAS
  • INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E A ESCRITA ACADÊMICOCIENTÍFICA: ENTRE OBSTÁCULOS, CONTRIBUTOS E A RESSIGNIFICAÇÃO DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
  • NARRATIVAS HUMANAS SOBRE IA NO CINEMA: TRAVESSIAS ENTRE METRÓPOLES E ATLAS
  • A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL COMO CONTRIBUIÇÃO PARA O PROCESSO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
  • INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E FORMAÇÃO EM MUSEUS NA CIBERCULTURA: NOTAS IMERSIVAS NA EXPOSIÇÃO “NOVA BIENAL RIO DE ARTE E TECNOLOGIA”
  • O USO DO CHATGPT NO AMBIENTE ACADÊMICO E A INTEGRIDADE NA COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA
  • TEMA 2 – A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA NA
  • EDUCAÇÃO: TECENDO O FUTURO COM FIOS ÉTICOS
  • EL USO DE PROMPTS EN CHATBOTS BASADOS EN INTELIGENCIA ARTIFICIAL GENERATIVA EN LA INVESTIGACIÓN
  • ENTRE O FASCÍNIO E O MEDO: A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA NA ESCOLA
  • AUTORIA EM TEMPOS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA: IMPLICAÇÕES PARA (RE) PENSAR A EDUCAÇÃO
  • DA BIOPOLÍTICA À TECNOPOLÍTICA: REFLEXÕES SOBRE A ADOÇÃO DE SISTEMAS DE RECONHECIMENTO FACIAL EM ESCOLAS BRASILEIRAS
  • CARACTERIZAÇÃO DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO ACERCA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO DE MATEMÁTICA: O QUE DIZEM ALGUMAS PESQUISAS?
  • ELABORAÇÃO DE PLANOS DE AULA COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA: O PAPEL DOS PROMPTS
  • INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA E PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA
  • INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E AUTORIA: UMA QUESTÃO (IN)CONCLUSIVA NA EDUCAÇÃO
  • SOBRE OS AUTORES