Pular para o conteúdo

Coleção Educiber:
Educação e divulgação científica em plataformas digitais

Livro Digital


Acesso Aberto

Sobre:

Educiber: Educação e Divulgação Científica em Plataformas Digitais reúne reflexões e pesquisas sobre os impactos da cultura digital e da multiplataformização nos processos educativos e na divulgação científica. Organizado por Cristiane Porto, Alexandre Chagas e Kaio Eduardo de Jesus Oliveira, o livro propõe diálogos interdisciplinares que evidenciam como as tecnologias digitais vêm redesenhando a forma de ensinar, aprender e comunicar ciência, especialmente em contextos marcados pela pandemia de Covid-19.

Dividida em três eixos temáticos — educação, comunicação e divulgação científica; plataformização e processos educativos; e experiências pedagógicas na cultura digital — a coletânea apresenta 12 artigos que discutem desde o humor em memes sobre ciência até o uso de inteligência artificial na escrita acadêmica. Uma obra essencial para quem deseja compreender e atuar de forma crítica e propositiva no cenário educacional contemporâneo.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS


Organizadores:
Cristiane Porto, Alexandre Chagas, Kaio Eduardo Oliveira
Formatos:  PDF
Área:  Educação
Edição: 1
Volume: 5
Idioma: Português
ISBN: 978-65-88303-16-0
DOI: 10.17564/2022.88303-16-0
Páginas: 229
Ano: 2023


Cristiane Porto

Pesquisadora de Bolsa Produtividade Nível 2 do CNPq. Doutora Multidisciplinar em Cultura e Sociedade UFBA. Mestrado em Letras e
Linguística – UFBA. Pós-doutorado em Educação Proped/UERJ 2017 e pelo PPGE/UFBA 2022-2023. Pesquisadora do Instituto de Tecnologia e Pesquisa-SE. É Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes- UNIT. Diretora da Editora Universitária Tiradentes – EDUNIT. Integrante do Comitê de Assessoramento de Divulgação Científica junto ao CNPq (2018-2021). Coordenou o Comitê de Assessoramento de Divulgação Científica (2020-2021). Membro Titular da Câmara Básica de Assessoramento de Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes da FAPITEC/SE (2021-2023). Líder do Grupo de pesquisa: Educação, Tecnologia da Informação e Cibercultura (GETIC/UNIT/CNPq), Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Educação, Redes Sociotécnicas e Culturas digitais (UFBA/CNPq).

Alexandre Chagas

Doutor em Educação, PPED/Universidade Tiradentes; Mestre em
Educação (PPED/Universidade Tiradentes). Pós-graduado em: Docência
e Tutoria em EAD e Gestão de marketing; e com ficou em Publicidade e
Propaganda pela Universidade Tiradentes (2000). É professor do Curso
de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes.

Kaio Eduardo Oliveira

Doutor e Mestre em Educação – Unit. Pós-doutorado na Faced-Ufba. Professor do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas CECULT/UFRB. Bolsista de Pós-doutorado Junior pelo CNPq. (PPED/Unit). Pesquisador do Grupo de pesquisas em Tecnologias da informação e Cibercultura – GETIC

SUMÁRIO


  • APRESENTAÇÃO
  • TEMA 1 – DIÁLOGOS ENTRE EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
  • REFLEXÕES SOBRE A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO YOUTUBE: DISTINTAS APROPRIAÇÕES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
  • DADOS EMPÍRICOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM PLATAFORMAS DIGITAIS
  • CONSTRUINDO UMA REVISTA PARA A CIRCULAÇÃO CIENTÍFICA NA CIBERCULTURA: EXPERIÊNCIAS DA REDOC – REVISTA DOCÊNCIA E CIBERCULTURA
  • PEDAGOGIAS DO HUMOR EM MEMES SOBRE CIÊNCIA
  • TEMA 2 – PLATAFORMIZAÇÃO E PROCESSOS EDUCATIVOS
  • MULTIPLATAFORMIZAÇÃO NAS AULAS DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DE DIFERENTES PLATAFORMAS DIGITAIS
  • PLATAFORMA TUMBLR À LUZ DA MICROAPRENDIZAGEM: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DA CIBERCULTURA
  • DECODIFICAR E CONVERTER OS CÓDIGOS DA CIÊNCIA: O LUGAR DE FALA DA CIÊNCIA NA MULTIPLATAFORMIZAÇÃO
  • TEMA 3 – EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS E DESAFIOS ATUAIS DA CULTURA DIGITAL
  • COMPONENTE CURRICULAR PROJETO DE VIDA MEDIADO POR DISPOSITIVOS DIGITAIS E REDES CIBERCULTURAIS
  • A CULTURA DIGITAL E OS DIÁLOGOS E RESSIGNIFICAÇÕES DA AUTONOMIA CRÍTICA NA DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS DO DIREITO
  • O CHATGPT NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: COMPREENSÕES DE DOCENTES
  • O MUNDO NA PALMA DAS MÃOS: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM MEDIADA POR CIBERDISPOSITIVO
  • CHATGPT E IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO:O CENÁRIO DA ESCRITA ACADÊMICA
  • SOBRE OS AUTORES