Produtos técnico-tecnológicos (PTT) para o ensino de ciências e matemática: caminhos possíveis para além da teoria

Livro Digital
Acesso Aberto
Sobre:
Produtos Técnico-Tecnológicos (PTT) para o Ensino de Ciências e Matemática: caminhos possíveis para além da teoria reúne produções acadêmicas voltadas a transformar teorias em práticas aplicadas na Educação Básica. Organizado pelo professor Carloney Alves de Oliveira (UFAL), o livro digital apresenta dez capítulos que evidenciam diferentes propostas pedagógicas e recursos didáticos, pensados para responder a demandas reais da prática docente e ampliar as possibilidades no ensino de Ciências e Matemática.
A obra reúne experiências como jogos didáticos, histórias em quadrinhos, quizzes digitais, metodologias ativas e sequências didáticas investigativas, desenvolvidas no contexto de programas de pós-graduação profissional. Mais do que compartilhar resultados, a coletânea propõe reflexões e inspirações para educadores, pesquisadores e estudantes interessados em enfrentar os desafios da educação contemporânea com criatividade e compromisso social.
INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Organizador:
Carloney Alves de Oliveira
Formatos: PDF
Área: Ensino de Ciências e Matemática
Edição: 1
Volume: 1
Idioma: Português
ISBN: 978-65-88303-21-4
DOI: 10.17564/2023.88303-21-4
Páginas: 192
Ano: 2023
Carloney Alves de Oliveira
Pós-Doutor em Educação (UFS), Doutor e Mestre em Educação Brasileira (UFAL) na linha de pesquisa Tecnologia da Informação e Comunicação na Formação do Professor. Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual de Feira de Santana
(UEFS). Atualmente é professor na Universidade Federal de Alagoas, do Centro de Educação (CEDU), na área de Saberes e Metodologias do
Ensino da Matemática e professor permanente vinculado aos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM), em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Alagoas e do Doutorado em Ensino em Rede (RENOEN).
SUMÁRIO
- APRESENTAÇÃO
- PREFÁCIO
- PRODUTOS EDUCACIONAIS CONSTITUIR-SE-IAM EM LINHAS DEMARCATÓRIAS ENTRE MESTRADOS PROFISSIONAIS E MESTRADOS ACADÊMICOS? UMA REFLEXÃO
- HISTÓRIA EM QUADRINHOS, O QUE SÃO INFECÇÕES VIRAIS? OS ALUNOS DO PROEJA EXPLICAM
- QUIZ PG PARA O ENSINO DE PROGRESSÃO GEOMÉTRICA
- JOGO DIDÁTICO SOBRE GENÉTICA E CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES COMO POSSIBILIDADES PARA A DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO DE
- CIÊNCIAS
- UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A CONSTRUÇÃO DO SENTIDO DE NÚMERO NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
- O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO BÁSICO: “Engajamento estudantil no processo de aprendizagem”
- MAPAS CONCEITUAIS: FERRAMENTA MEDIADORA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
- O POWER POINT COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
- ABORDAGEM EPISTEMOLÓGICA: CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO POR MEIO DE PRODUTOS TÉCNICOTECNOLÓGICOS
- AS SEQUÊNCIAS DE ENSINO INVESTIGATIVO (SEI) PRODUZIDAS PELOS INTEGRANTES DO GPFPEC NO PPGECIM: LEVANTAMENTO DE PRODUTOS EDUCACIONAIS DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA