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Tecnologias e práticas educativas no ensino remoto emergencial

Livro Digital


Acesso Aberto

Sobre:

A educação emergiu como obrigatoriedade o ensino remoto, alterando completamente as práticas de ensino dos professores, saem de cena as aulas tradicionais, presenciais e entram outros formatos, como as aulas remotas. Neste sentido, aqui queremos destacar experiências, relatos, diálogos de professores de diversas instituições do país, ora da educação básica, ora da educação superior, sobre o Ensino Emergencial Remoto (ERE) nas diversas áreas das Ciências e Matemática com utilização de uma variedade de interfaces tecnológicas e pedagógicas para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem e disponibilizar um ambiente de aprendizagem colaborativo.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS


Organizadores:
Carlos Alberto de Vasconcelos, Carloney Alves de Oliveira
Formatos:  PDF
Área:  Educação
Edição: 1
Volume: 1
Idioma: Português
ISBN: 978-65-88303-31-3
Páginas: 204
Ano: 2024


Carlos Alberto de Vasconcelos

Professor na Universidade Federal de Sergipe, Professor no Programa de Pós Graduação em Educação; no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática e na Rede Nordeste de Ensino (RENOEN-Doutorado em Ensino). Com graduação em licenciatura Geografia, Pedagogia, Letras vernáculas e Letras Espanhol. Especialização em Geografia do Brasil (FUNESO), Atualização Pedagógica para Professores e Instrutores de Treinamento (UFRPE), Educação Ambiental (UFPE) e Desenvolvimento Sustentável para o Semiárido Nordestino (UFCG); Mestrado (2000) e Doutorado (2009) em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe; Estágio Pós Doutoral em Educação Contemporânea (2015-UFPE) e Estágio Pós doutoral em Educação (UESB-2022).

Carloney Alves de Oliveira

Pós-Doutor em Educação (UFS), Doutor e Mestre em Educação Brasileira (UFAL) na linha de pesquisa Tecnologia da Informação e Comunicação na Formação do Professor, Especialização em Metodologia do Ensino da Matemática (FACINTER) e Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Professor na Universidade Federal de Alagoas, do Centro de Educação (CEDU), na área de Saberes e Metodologias do Ensino da Matemática e professor vinculado aos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM), em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Alagoas e do Doutorado em Ensino em Rede (RENOEN).

SUMÁRIO


  • APRESENTAÇÃO
  • PREFÁCIO
  • UNIVERSIDADE E PANDEMIA: UMA ANÁLISE DOS ESTADOS DE PLATAFORMIZAÇÃO NA UFBA
  • PRODUÇÃO DE CONTEÚDOS AUDIOVISUAIS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS EM UM CONTEXTO DE ENSINO REMOTO NA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
  • O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E O ENSINO REMOTO: EXPERIÊNCIAS PARA APRENDER A SER PROFESSOR DE MATEMÁTICA
  • DESCOMPLICANDO O CONCEITO DE FUNÇÃO AFIM POR MEIO DO SOFTWARE GEOGEBRA NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL
  • PODCAST: ARTEFATO DIGITAL COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NAS AULAS DE MATEMÁTICA EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL
  • DESAFIOS DO ENSINO REMOTO: PEDAGOGIA DE PROJETOS MULTIDISCIPLINARES NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
  • PRÁTICAS DE ASTRONOMIA NO ENSINO FUNDAMENTAL 1: UMA EXPERIÊNCIA NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL
  • RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE NA DISCIPLINA “TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) NO ENSINO E NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES”, NO PPGECIMA/UFS